RELEVÂNCIA CURRÍCULAR NO ENSINO BÁSICO: DAS SILHUETAS À PERFORMATIVIDADE NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30785

Palavras-chave:

Performatividade; Regulação Social; Política Curricular; Autonomia Docente; Fabricação do Professor.

Resumo

A presente reflexão questiona a relevância curricular do Ensino Básico em Moçambique a partir de uma abordagem hermenêutica. Ela problematiza os instrumentos de regulação veiculados por especialistas e técnicos de educação e pelos actores educativos na escola, com vista a sustentação da “fabricação e modelação do professor.” Assim, nesta reflexão se assume a ideia segundo a qual torna-se relevante examinar os documentos produzidos pelas instâncias centrais da educação para a implementação das políticas educativas e, por conseguinte, perceber de que forma eles podem produzir formas de regulação da autonomia docente nas escolas, tencionando a relação entre o currículo escrito, as políticas de avaliação e a autonomia docente. Para tal, nesta abordagem toma-se em linha de conta a tese da qual a exposição dos referidos contornos (silhuetas) permitirá a explicitação da relevância do currículo do Ensino Básico em Moçambique, considerando os pressupostos conceptuais, epistemológicos e pedagógicos que lhe são inerentes.

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Publicado

20-03-2023

Como Citar

SAPANE , B. RELEVÂNCIA CURRÍCULAR NO ENSINO BÁSICO: DAS SILHUETAS À PERFORMATIVIDADE NA ESCOLA. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 255–271, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30785. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30785. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb