A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30786

Palavras-chave:

Formação Docente; Ensino Primário; Moçambique.

Resumo

O presente texto traz uma reflexão acerca da formação docente para o ensino primário em Moçambique. Por meio de uma abordagem qualitativa, discute sobre alguns aspectos históricos, sociais, culturais e políticos desse povo e apresenta o Sistema Nacional de Educação (SNE) e a situação geral do ensino primário em Moçambique, como componentes que alicerçam a formação profissional docente para o ensino primário. Na sequência, apresenta uma visão panorâmica sobre o subsistema de formação de professores para o ensino primário, culminando por uma breve análise sobre a atualidade da formação docente para o primário nesse país. Tratou-se de um estudo bibliográfico sobre a legislação educacional moçambicana em cujas conclusões remetem para uma necessidade de reforma sobre a educação e formação docente para o ensino primário tendo em conta o atual contexto da lei, assim como vinca-se a necessidade da prática do isomorfismo na formação.

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Publicado

20-03-2023

Como Citar

LANGA , B. O. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM MOÇAMBIQUE. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 272–309, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30786. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30786. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb