Desafios e oportunidades das incubadoras universitárias: uma análise integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32750

Palavras-chave:

Incubadora de empresas universitárias; Empreendedorismo; Transferência de tecnologia.

Resumo

Este artigo buscou identificar as barreiras e facilitadores nos processos colaborativos que as incubadoras universitárias enfrentam. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, dos últimos 3 anos (2021-2023) usando as bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus e SAGE Journals. Após triagem e verificação de elegibilidade, treze estudos preencheram os critérios de inclusão. Os artigos revisados incluíram estudos realizados nos continentes Americano, Europeu, Asiático e Africano. Os principais fatores relacionados a alta eficiência indicam formação empreendedora nas universidades, culturas docente e universitária, cultura industrial/empresarial e veículos de financiamento. Está claro que diferenças culturais, institucionais e organizacionais são barreiras para um desempenho mais bem-sucedido. Programas de treinamento pode melhorar a compreensão dos valores e as motivações e desenvolver competências para a pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Referências

ANPROTEC. Mecanismo de geração de empreendimentos e ecossistemas de inovação. Disponível em: https://anprotec.org.br/site/sobre/incubadoras-e-parques/. Acesso em: 7 out. 2023.

ÁVILA-ROBINSON, A.; SENGOKU, S. Multilevel exploration of the realities of interdisciplinary research centers for the management of knowledge integration. Technovation, v. 62, n. 6, p. 22-41, abr. 2017. Disponivel em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166497217300093?via%3Dihub. Acesso em: 04 jun. 2024.

BACKES, D. S. et al. Learning Incubator: an instrument to foster entrepreneurship in Nursing. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, n. 6, p. 1103-1108, nov. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/c7gpFHwTtKqHyw8FdwfTHGJ/?lang=en#. Acesso em: 04 jun. 2024.

BECKER, B.; GASSMANN, O. Corporate Incubators: Industrial R&D and What Universities can Learn from them. The Journal of Technology Transfer, v. 31, n. 4, p. 469-483, jul. 2006.

BENNER, C. Learning Communities in a Learning Region: The Soft Infrastructure of Cross-Firm Learning Networks in Silicon Valley. Environment and Planning A: Economy and Space, v. 35, p. 1809-1830, out. 2003.

BODOLICA, V.; SPRAGGON, M. Incubating innovation in university settings: building entrepreneurial mindsets in the future generation of innovative emerging market leaders. Journal of Education and Training, v. 63, n. 4, p. 613–631, mai. 2021.

BRASIL, C. N. DE P. Resolução No 510. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 2 out. 2023.

CAMPBELL, S.; BOULOUGARI, A.; KOO, Y. Fractured childhoods: the separation of families by immigration detention. Bail for Immigration Detainees (BID), 2013.

CANHOTO, A. I. et al. The co-production of value in digital, university–industry R&D collaborative projects. Industrial Marketing Management, v. 56, p. 86–96, jul. 2016.

CHAMPENOIS, C.; ETZKOWITZ, H. From boundary line to boundary space: The creation of hybrid organizations as a Triple Helix micro-foundation. Technovation, DNA of the Triple Helix, v. 76–77, p. 28-39, ago. 2018.

CHRISTY, N. N. A.; MINGCHANG, W. A study on the implementation approaches of University Incubation Centres to reinforce entrepreneurship - taking the example of Singapore. International Journal of Contemporary Management, v. 57, n. 3, p. 39-49, set. 2021.

CRONIN, M. A.; GEORGE, E. The Why and How of the Integrative Review. Organizational Research Methods, v. 26, n. 1, p. 168-192, jan. 2023.

CRUZ, E. P. Mapeamento mostra que Brasil tem 363 incubadoras e 57 aceleradoras. Agência Brasil, 12 ago. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-08/mapeamento-mostra-que-brasil-tem-363-incubadoras-e-57-aceleradoras. Acesso em: 7 out. 2023.

DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. Disponível em: http://decs.bvs.br/. Acesso em: 4 mai. 2020.

EESLEY, C. E.; HSU, D. H.; ROBERTS, E. B. The contingent effects of top management teams on venture performance: Aligning founding team composition with innovation strategy and commercialization environment. Strategic Management Journal, v. 35, n. 12, p. 1798-1817, 2014.

FABIO, M. Nutrition for Refugee Children: Risks, Screening, and Treatment. Current Problems in Pediatric and Adolescent Health Care, v. 44, n. 7, p. 188-195, ago. 2014.

FAZEL, M. A moment of change: Facilitating refugee children’s mental health in UK schools. International Journal of Educational Development, v. 41, p. 255–261, mar. 2015.

FAZEL, M.; KARUNAKARA, U.; NEWNHAM, E. A. Detention, denial, and death: migration hazards for refugee children. The Lancet. Global health, v. 2, n. 6, p. e313-4, jun. 2014.

GORĄCZKOWSKA, J. Enterprise innovation in technology incubators and university business incubators in the context of Polish industry. Oeconomia Copernicana, v. 11, n. 4, p. 799-817, dez. 2020.

HACKETT, S. M.; DILTS, D. M. A Systematic Review of Business Incubation Research. The Journal of Technology Transfer, v. 29, n. 1, p. 55-82, jan. 2004.

HSU, D. H.; ROBERTS, E. B.; EESLEY, C. E. Entrepreneurs from technology-based universities: Evidence from MIT. Research Policy, v. 36, n. 5, p. 768–788, jun. 2007.

JACKSON, D. What is an Innovation Ecosystem? 7 out. 2023.

JAMES, S. et al. Introducing ethical theory to the triple helix model: Supererogatory acts in crisis innovation. Technovation, v. 126, n. 3, p. 102832, ago. 2023.

LEWIS, D. Perceptions of bullying in organisations. International Journal of Management and Decision Making. Inderscience Enterprises Ltd, v. 2, n. 1, p. 48-64, 2001.

LYKEN-SEGOSEBE, D. et al. Stimulating Academic Entrepreneurship through Technology Business Incubation: Lessons for the Incoming Sponsoring University. International Journal of Higher Education, v. 9, n. 5, p. 1-18, jun. 2020. Disponível em: https://www.sciedupress.com/journal/index.php/ijhe/article/view/17970/11132. Acesso em: 04 jun. 2024.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS medicine, v. 6, n. 7, p. e1000097, 21 jul. 2009.

ORSO, P. J. A Universidade ontem e hoje. E amanhã? Educere et Educare, v. 18, n. 47, p. 130–151, mai. 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30332. Acesso em: 04 jun. 2024.

ORTIGARA, A. A. et al. Análise por agrupamento de fatores de desempenho das incubadoras de empresas. INMR - Innovation & Management Review, v. 8, n. 1, p. 64–91, mai. 2011.

OUZZANI, M. et al. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, v. 5, n. 1, p. 210, dez. 2016. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-016-0384-4. Acesso em: 04 jun. 2024.

PELLIN, A.; MENEGHATTI, M. R.; LAGO, S. M. S. A inovação frugal em incubadoras de empresas: compreensão e perspectivas sob o ponto de vista dos gestores. International Journal of Innovation, v. 10, n. 2, p. 319–338, jun. 2022. DOI: 10.5585/iji.v10i2.21563. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/innovation/article/view/21563. Acesso em: 4 jun. 2024.

PINHEIRO, M. L.; LUCAS, C.; PINHO, J. C. Social network analysis as a new methodological tool to understand university–industry cooperation. International Journal of Innovation Management, v. 19, n. 01, p. 1-22, fev. 2015.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Compartilhamento do conhecimento em incubadoras brasileiras associadas à Anprotec. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 2, p. 38–59, mar./abr. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/nxRJNFvcKhH8hxtqTTJnFfp/#. Acesso em: 04 jun. 2024.

ROSSONI, A. L.; DE VASCONCELLOS, E. P. G.; DE CASTILHO ROSSONI, R. L. Barriers and facilitators of university-industry collaboration for research, development and innovation: a systematic review. Management Review Quarterly, 26 abr. 2023.

RUBIN, T. H.; AAS, T. H.; STEAD, A. Knowledge flow in Technological Business Incubators: Evidence from Australia and Israel. Technovation, v. 41, n. 42, p. 11–24, jul./ago. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166497215000139?via%3Dihub. Acesso em: 04 jun. 2024.

SIEGEL, D. S. et al. Toward a model of the effective transfer of scientific knowledge from academicians to practitioners: qualitative evidence from the commercialization of university technologies. Journal of Engineering and Technology Management, v. 21, n. 1-2, p. 115-142, mar. 2004.

SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan./mar. 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-542638. Acesso em: 20 jan. 2024.

TSYGANKOV, N. S. et al. Business incubator assessment model. Conf. Ser.: Mater. Sci. Eng., v. 986, p. 1-15, dez. 2020. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757-899X/986/1/012016. Acesso em: 04 jun. 2024.

URBANO, D. et al. Corporate entrepreneurship: a systematic literature review and future research agenda. Small Business Economics, v. 59, n. 4, p. 1541-1565, dez. 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11187-021-00590-6. Acesso em: 04 jun. 2024.

WOLF, G. Entrepreneurial university: a case study at Stony Brook University. Journal of Management Development, v. 36, n. 2, p. 286–294, mar. 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JMD-06-2016-0113/full/html. Acesso em: 04 jun. 2024.

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

QUARESMA, F.; DOS SANTOS , L. C.; REBOUÇAS PORTO JÚNIOR , F. G.; LIMA DOS SANTOS, L. Desafios e oportunidades das incubadoras universitárias: uma análise integrativa. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 207–227, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32750. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32750. Acesso em: 27 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares