HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES COMO OBJETO DE PESQUISA

Autores

  • João Carlos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.3725

Palavras-chave:

Educação, História, Fontes de pesquisa.

Resumo

A pesquisa sobre instituições escolares vem tendo uma importante desenvoltura nos últimos anos, particularmente no campo da história da educação, atraindo um número significativo de pesquisadores. O surgimento da instituição escolar, a arquitetura escolar, a organização do espaço, seus alunos, professores e gestores, currículo, livros didáticos, projeto pedagógico, normas disciplinares, regimentos, são alguns dos aspectos em evidência. O esforço no desenvolvimento da pesquisa no campo da história das instituições somente terá sentido desde que se coloque como uma possibilidade de escrever uma história da educação brasileira, com pesquisas de qualidade ao levar em conta as especificidades regionais e locais, num movimento que articule elementos entre o particular e o geral. O rigor e a qualidade devem estar presentes num trabalho de preservação das fontes das instituições escolares, o que demandaria condições de infra-estrutura para o pleno desenvolvimento da pesquisa bem como na organização dos arquivos. Neste prisma não deve ser tarefa individual, mas uma ação coletiva de pesquisadores.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, J. C. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES COMO OBJETO DE PESQUISA. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 213–231, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i8.3725. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3725. Acesso em: 27 abr. 2024.