ESTADO, DIVERSIDADE RACIAL E EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Silvano da Conceicâo
  • Esmeralda dos Santos Oliveira Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.3728

Palavras-chave:

Diversidade racial, Educação, Estado, Legislação, Preconceito.

Resumo

O presente texto é fruto de um conjunto de reflexões desenvolvidas acerca de três temas correlatos entre si, a saber, o Estado, a diversidade racial brasileira e a educação. O enfoque principal da discussão aqui apresentada gira em torno da Lei 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir na Educação Básica o ensino obrigatório sobre História e Cultura Afro-Brasileira, tendo como finalidade o resgate da contribuição do povo africano para a formação da nação brasileira. Basicamente, temos hoje no Brasil um quadro colocado pela lei supracitada que traz no seu bojo um conjunto de dificuldades a serem enfrentadas por toda a sociedade brasileira e a escola, pois enquanto instituição difusora do conhecimento crítico socialmente produzido, precisa enfrentar esse conjunto de dificuldades.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA CONCEICÂO, S.; GUIMARÃES, E. dos S. O. ESTADO, DIVERSIDADE RACIAL E EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 309–322, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i8.3728. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3728. Acesso em: 27 abr. 2024.