PARA UMA ‘NOVA’ FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: AS PROPOSTAS DE J.F. HERBART, JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.400
Organismes subventionnaires
não há.
Mots-clés :
J. F. Herbart, John Dewey e Paulo Freire, Filosofia da Educação.Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar os projetos de J. F. Herbart (1776-1841), John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997) no que tange à filosofia da educação. Longe de esgotar a discussão e dar conta de toda a complexidade do tema, esse artigo pretende demonstrar como estas teorias, mesmo que com grandes diferenças espaços-temporais, possuem similaridades em vários aspectos, principalmente na proposta de promover, através da educação, uma sociedade mais justa.Téléchargements
Publié-e
16-04-2009
Comment citer
ROIZ, D. da S.; FONSECA, A. D. PARA UMA ‘NOVA’ FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: AS PROPOSTAS DE J.F. HERBART, JOHN DEWEY E PAULO FREIRE. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 71–86, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i8.400. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/400. Acesso em: 1 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.