PARA UMA ‘NOVA’ FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: AS PROPOSTAS DE J.F. HERBART, JOHN DEWEY E PAULO FREIRE

Autores

  • Diogo da Silva Roiz
  • André Dioney Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.400
Agências de fomento
não há.

Palavras-chave:

J. F. Herbart, John Dewey e Paulo Freire, Filosofia da Educação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os projetos de J. F. Herbart (1776-1841), John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997) no que tange à filosofia da educação. Longe de esgotar a discussão e dar conta de toda a complexidade do tema, esse artigo pretende demonstrar como estas teorias, mesmo que com grandes diferenças espaços-temporais, possuem similaridades em vários aspectos, principalmente na proposta de promover, através da educação, uma sociedade mais justa.              

Downloads

Publicado

16-04-2009

Como Citar

ROIZ, D. da S.; FONSECA, A. D. PARA UMA ‘NOVA’ FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: AS PROPOSTAS DE J.F. HERBART, JOHN DEWEY E PAULO FREIRE. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 71–86, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i8.400. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/400. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional