LAS REFORMAS BASADAS EN ESTÁNDARES: UN CAMINO EQUIVOCADO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.4082Palavras-chave:
Políticas educativas, Estándares, Chile.Resumo
En las últimas décadas han ocurrido importantes cambios en la manera de pensar, gestionar la educación. Quizá el cambio que ha causado más impacto, en la política educativa, ha sido el giro hacia la medición del rendimiento académico y su vinculación a estándares. El propósito de este artículo es el de mostrar que si se quiere mejorar la educación, el adoptar una política educativa de Reformas Basadas en Estándares es optar por un camino equivocado. El artículo esta organizado en dos partes. En la primera se presentan 12 observaciones criticas relativas a las Reformas Basadas en Estándares y la segunda parte consiste en una revisión de investigaciones en las cuales se analiza el impacto de esta política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.