PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A AÇÃO DO EDUCADOR NUMA ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Irineu Tuim Viotto Filho

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.654

Palavras-chave:

Teoria vigotskiana, desenvolvimento humano, escola e desenvolvimento humano

Resumo


Este artigo se dispõe a apresentar a Psicologia Histórico-cultural de Vigotsky, seus conceitos principais e sua importância na escola e na ação do professor. Defende a Psicologia de Vigotsky como instrumento teórico e metodológico imprescindível no processo de compreensão do desenvolvimento humano numa perspectiva histórico-social e afirma sua importância na revisão crítica da escola e do papel do professor no processo de desenvolvimento e humanização dos educandos, sobretudo na educação infantil. Visa ainda, contribuir para a superação de visões imediatistas e abstratas, presentes no cotidiano da escola.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

VIOTTO FILHO, I. T. PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A AÇÃO DO EDUCADOR NUMA ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 49–68, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.654. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/654. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Educação Infantil e Ensino Fundamental