RETRATOS DE ESCOLAS, PROFESSORES E ALUNOS E DE TANTOS OUTROS...

Autores

  • Any Lamb Fenner

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.658

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino fundamental, Situações escolares.

Resumo

No presente texto, pretendemos trazer alguns relatos de situações escolares vivenciadas por nós, numa trajetória educacional desde a educação infantil até o nível de terceiro grau, em estabelecimentos de ensino da rede particular e pública de Marechal Cândido Rondon, Curitiba e Cascavel, no Paraná, da década de 70 até o momento atual. Trazemos à tona, sem contudo pretender esgotar, aspectos tais como a postura da escola e do professor frente ao processo de aprendizagem da criança, as atitudes da comunidade escolar refletidas nas ações pedagógicas, a interação que permeia as atividades cotidianas de sala de aula, a importância de se valorizar o conhecimento que o aluno já possui, o favorecimento de atividades de linguagem que expressam ações comunicativas das mais variadas formas, dentre outros. Nesse ambiente, que pode surgir a princípio bastante informal e com uma aparente desordem, acontece o processo da aquisição da leitura e da escrita.

Downloads

Publicado

07-12-2007

Como Citar

FENNER, A. L. RETRATOS DE ESCOLAS, PROFESSORES E ALUNOS E DE TANTOS OUTROS... Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 97–108, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.658. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/658. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Infantil e Ensino Fundamental