OS CONTORNOS IDEOLÓGICOS NAS DIFERENTES POSTURAS SOBRE O ENSINO E A LÍNGUA

Autores

  • Sanimar Busse

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.664

Palavras-chave:

Ensino de língua, Concepção de linguagem, Discurso, Ideologia.

Resumo

Apresentamos, neste texto, algumas reflexões sobre as relações sociais subjacentes aos discursos que se infiltram nas práticas escolares focalizando determinadas posturas quanto ao ensino de língua. Buscamos traçar algumas discussões sobre os discursos que atuam no nível monofônico e que apresentam práticas de exclusão e discriminação. Reiteramos o caráter introdutório das discussões, haja vista que as diferentes posturas quanto ao ensino de língua, respaldadas em concepções de linguagem vistas como antagônicas, têm apontado para divergências cujos resultados se desdobram no interior da sala de aula e têm reflexos diretos na formação de leitores e produtores de textos capacitados para fazer uso da língua e atuar em diferentes instâncias sociais.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

BUSSE, S. OS CONTORNOS IDEOLÓGICOS NAS DIFERENTES POSTURAS SOBRE O ENSINO E A LÍNGUA. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 182–193, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.664. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/664. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos Metodológicos