IMPROVISANDO SOBRE UM TEMA DE LARROSA: DIÁRIOS DE AULA NUMA DISCIPLINA SOBRE “NARRATIVAS DE SI” NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Ana Lúcia Marques Louro - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.6849

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Musical, Pesquisa (auto)biográfica, diários de aula.

Resumo

Neste texto, é relatada uma pesquisa autobiográfica sobre as aulas de uma disciplina de um curso de Licenciatura Plena em Música. Tal disciplina se ocupa da “narrativa de si” na pesquisa qualitativa em Educação Musical. Dos diários de aula, escritos ao longo do primeiro semestre de 2012, são focalizados, prioritariamente, aqueles que contam sobre as aulas nas quais os relatos de experiência dos alunos buscaram ser contrapostos a trechos do texto de Larrosa (2002), em relação às dimensões ótica, narrativa e jurídicas. Tais diários conduziram a uma reflexão mais profunda, informando os debates de uma aula para a outra. Eles também auxiliaram a transbordar conteúdos da reflexão sobre educação com aqueles específicos da área de música. A estrutura teórica, com o Larrosa (2002) e os demais textos, sustentou o debate. Buscou-se o intimo e local na formação de professores de música. Neste sentido, pareceu coerente almejar metodologias de ensino e pesquisa que não dispersem os debates apresentados, mas que os foquem na reflexão sobre a “experiência de si”. Espera-se contribuir tanto para os debates sobre o ensino superior quanto para as múltiplas trocas entre a pesquisa em Educação e Educação Musical.

Downloads

Publicado

19-10-2013

Como Citar

LOURO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, A. L. M. IMPROVISANDO SOBRE UM TEMA DE LARROSA: DIÁRIOS DE AULA NUMA DISCIPLINA SOBRE “NARRATIVAS DE SI” NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 479–497, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i16.6849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6849. Acesso em: 29 mar. 2024.