CIRANDAS DO IMAGINÁRIO: MOVIMENTANDO DIFERENTES TEMÁTICAS NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8930Resumo
Este texto traz um projeto de extensão que tem como referência os estudos e pesquisas realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS, constituído institucionalmente em 1993, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, com o intuito de agregar mestrandos e alunos de iniciação científica, em torno dos estudos do Imaginário Social, através da socialização das pesquisas realizadas no âmbito da Educação e de outros pesquisadores, atuantes em outras áreas, que se utilizam deste referencial. Nessa perspectiva elegemos uma outra configuração de encontro: a Ciranda, definida como Roda, como “cantiga e dança infantil, de roda” (Michaelis, 2008). Neste sentido, buscamos trazer ao ambiente acadêmico os prazeres da dança e da cantiga infantil nas discussões do Imaginário, uma vez que “o Imaginário é uma rede etérea e movediça de valores e de sensações partilhadas concreta ou virtualmente.” (SILVA, 2006, p. 9). Assim, a cada Ciranda são discutidos temas que perpassam as questões acadêmicas e não encontram lugar na sala de aula, bem como a socialização de pesquisas com aporte teórico do Imaginário.
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