ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Fernando José Martins - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.9200

Resumo

O presente texto visa, frente à miscelânea que se tem produzido acerca da Educação do Campo, traçar os alicerces fundantes da Educação do Campo, de acordo com sua história que é oriunda da práxis dos movimentos sociais do campo. E é esse o primeiro fundamento da Educação do Campo, sua indissociabilidade com os movimentos sociais, seja em sua origem ou em sua prática. Também o território camponês e, de forma mais abrangente, a concepção de Campo, na qual esse é um espaço de vida, são fundamentais para a caracterização dessa modalidade da educação. A materialidade da Educação do Campo hoje se fundamenta também na conquista de políticas públicas para a sua manutenção. Os marcos regulatórios fincados pelos sujeitos do campo em sua luta por educação constituem elementos cruciais de tais práticas. Por fim, também são fundamentais as inovações pedagógicas e escolares proporcionadas pela Educação do Campo, que vão das proposições metodológicas, como a pedagogia da alternância à um projeto estrutural de campo e da sociedade vigente, que se localiza na contracorrente hegemônica. Tais fundamentos remetem, em seu conjunto, a uma práxis educacional socialmente comprometida, atrelada diretamente a uma concepção vinculada à formação e à emancipação humana e social.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MARTINS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, F. J. ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 179–198, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i15.9200. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9200. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo