ENTREVISTA COM BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DEMOCRATIZAR O ESPAÇO, DEMOCRATIZAR O TERRITÓRIO

Autores

  • Susana Caló

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9293

Resumo

A presente conversa com Boaventura de Sousa Santos aconteceu no Centro de Estudos Sociais (CES), em Coimbra. Sociólogo e com um extenso trabalho sobre a sociologia do direito, novos constitucionalismos, movimentos sociais, globalização, epistemologia, democracia, interculturalidade e direitos humanos, foi também um dos criadores do Fórum Social Mundial (FSM). Esteve envolvido no processo que conduziu à elaboração de uma nova Constituição no Equador em 2008, que reconheceu pela primeira vez direitos à natureza segundo o conceito indígena das comunidades originárias de "Terra-mãe" ou "Pachamama". Como crítica à subalternatização epistémica das práticas do Sul Global criou ferramentas conceptuais como o de "epistemologia do Sul" e "ecologia das práticas" em defesa da diversidade epistémica do mundo e a horizontalidade entre saberes e práticas. Nesse sentido, relativamente ao papel ético e político da teoria, propõe que se faça uma teoria de rectaguarda, que possa teorizar aberturas para a realidade concreta, e que acompanhe as lutas dos movimentos sociais. A sua mais recente investigação ALICE, Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um Novo Modo de Partilhar as Experiências do Mundo tem como objectivo a renovação de paradigmas teóricos e políticas de transformação social a partir das epistemologias do Sul, dividindo-se em 4 áreas: democratização da democracia; constitucionalismo transformador, interculturalidade e reforma do estado; outras economias; direitos humanos e outras gramáticas de dignidade humana.

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Publicado

28-01-2014

Como Citar

CALÓ, S. ENTREVISTA COM BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DEMOCRATIZAR O ESPAÇO, DEMOCRATIZAR O TERRITÓRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 169–180, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.9293. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9293. Acesso em: 24 abr. 2024.