CONCEPÇÃO E MODELAGEM DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS DE APLICAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Renato Kraide Soffner
  • Francisco Evangelista
  • Antonio Carlos Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.9316

Resumo


Este trabalho, de caráter bibliográfico, tem por objetivo a concepção e modelagem de um sistema de gestão de competências de aplicação educacional. Para isso, discutem-se definições de competências, em especial aquelas trabalhadas pela educação moderna e sugeridas como sendo importantes para o cidadão do novo século, e segundo uma base de autores composta por Lévy e Authier, Perrenoud e Bloom, e a partir dela a integração por meio de uma taxionomia maior de caráter filosófico. A importância do tema se origina justamente da preocupação contínua com as questões das educações formal e não formal, e suas respectivas contribuições para a educação. Podemos perguntar se a educação formal tem cumprido, de fato, sua missão de formação de cidadãos preparados para as exigências da sociedade que os congrega. Mas, para que isso possa ter resposta adequada, precisamos determinar um quadro de indicadores e de metas a serem atingidas por tal educação, e é aqui que parece haver a oportunidade para se propor o sistema de gestão de competências ora concebido. Existem, certamente, padrões e normas oficiais que embasam a formação do educando numa esfera de Estado e de sociedade, mas queremos aqui apresentar uma alternativa, com a intenção de se melhorar continuamente as propostas da educação. Do ponto de vista de delimitação do tema, não pretendemos que as considerações aqui determinadas sejam de ampla e geral utilização, mas que possam ser analisadas de forma individual quando consideradas em algum tipo de aplicação. O problema de pesquisa aqui assumido tem, por base, o seguinte questionamento: a proposta de sistema desenvolvida pode ter, de fato, aplicação efetiva à educação brasileira, nos âmbitos formal e não formal? É representativo de um fato educativo real que possa ser modelado e administrado?

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Publicado

11-02-2014

Como Citar

SOFFNER, R. K.; EVANGELISTA, F.; MIRANDA, A. C. CONCEPÇÃO E MODELAGEM DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS DE APLICAÇÃO EDUCACIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i18.9316. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9316. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios