PROFISSÃO PROFESSOR: EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE O BOM EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE

Autores

  • Silvia Adriana Rodrigues
  • Alberto Albuquerque Gomes
  • Simone Brandolt Fagundes
  • Dulcinéia Beirigo de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.9600
Agências de fomento
não há

Palavras-chave:

docência, formação inicial, expectativas profissionais

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do estudo comparativo, em andamento desde o ano de 2012, entre três instituições, duas brasileiras e uma portuguesa, denominado “Estudo sobre formação inicial de professores em Brasil – Portugal”, com objetivo de identificar e analisar de forma comparativa o desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência nos cursos oferecido por distintas instituições de ensino superior. Desta forma, dentro dos limites deste trabalho, apresentaremos resultados e reflexões parciais acerca das expectativas sobre ser professor de estudantes matriculados em instituições no Brasil (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS) e em Portugal (ESES/Santarém). A pesquisa de caráter qualitativo usou questionário semiestruturado, para coleta dos primeiros dados junto aos estudantes dos referidos cursos, sendo a discussão ora apresentada centrada nas respostas oferecidas a somente três questionamentos. Na análise das informações obtidas observamos que é possível afirmar que há a predominância de uma representação idealizada e positiva acerca da profissão docente elaborada pelos estudantes em processo de formação inicial. Partindo do pressuposto de que as representações dos estudantes organizam as comunicações e as condutas sociais, neste caso em específico, condutas profissionais, podemos considerar então que essas imagens positivas com relação à profissão docente podem servir para contrabalançar as imagens sociais negativas que atualmente cercam a profissão.

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Publicado

02-10-2014

Como Citar

RODRIGUES, S. A.; GOMES, A. A.; FAGUNDES, S. B.; SOUZA, D. B. de. PROFISSÃO PROFESSOR: EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE O BOM EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i0.9600. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9600. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Formação de Professores