Ensaio sobre a formação matemática do futuro professor de Matemática pautada nos conhecimentos matemáticos próprios da docência

Autores

  • Eliane Matesco Cristovão
  • Ana Cristina Ferreira
  • Cirléia Pereira Barbosa
  • Flávia Cristina Figueiredo Coura
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva
  • Samira Zaidan

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Formação inicial de professores. Licenciatura em Matemática., Conhecimento matemático próprio da docência. Matemática para o ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico motivado pelo desejo de se propor uma fundamentação que possa orientar projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática do ponto de vista da Educação Matemática. Essa reflexão surgiu de estudos e discussões no âmbito da pesquisa intitulada “Um currículo para a Licenciatura em Matemática do ponto de vista da Educação Matemática – a necessária renovação da formação de professore(a)s de Matemática, tendo em vista a profissão docente na educação básica”, que investiga o conhecimento matemático a ser estudado na formação inicial do professor. Para isso, buscou-se na literatura nacional e internacional autores que pudessem subsidiar as discussões do grupo da pesquisa, que elaborou um entendimento coletivo sobre a noção de conhecimentos matemáticos próprios da docência. Tais conhecimentos se referem à matemática requerida pelas demandas da prática docente escolar, em oposição aos conhecimentos específicos que, usualmente, remetem à matemática acadêmica entendida como “universal”.

Referências

ARAÚJO, Elizabeth Adorno de. Ensino de álgebra e formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, n. 2, São Paulo, SP, 2008.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Uma abordagem discursiva para a matemática para o ensino. In: FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 8, Madrid, Espanha. Actas..., p. 59-67, 2017.

BARBOSA. Jonei Cerqueira. Prefácio. In: ZAIDAN, Samira; FERREIRA, Ana Cristina; DE PAULA, Enio Freire; SANTANA, Flávia Cristina de Macedo; COURA, Flávia Cristina Figueiredo; PEREIRA, Patrícia Sândalo; STORMOWSKI, Vandoir (org.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. SBEM, Brasil, 2021. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/publicacoes/colecao-sbem.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.

CALDATTO, Marlova Estela; PAULA, Enio Freire de; FERREIRA, Ana Cristina; COURA, Flávia Cristina Figueiredo; VILAS BOAS, Jamille; ZAIDAN, Samira. Um panorama das Licenciaturas em Matemática no Brasil no ano 2019 a partir da Resolução CNE/CP 02/2015 e os seus percursos formativos. In: ZAIDAN, Samira; FERREIRA, Ana Cristina; DE PAULA, Enio Freire; SANTANA, Flávia Cristina de Macedo; COURA, Flávia Cristina Figueiredo; PEREIRA, Patrícia Sândalo; STORMOWSKI, Vandoir (org.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. SBEM, Brasil, 2021. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/publicacoes/colecao-sbem.

CALDATTO, Marlova Estela; RIBEIRO, Carlos Miguel. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250031, 2020.

COELHO, Flávio Ulhoa; AGUIAR, Márcia. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, USP, São Paulo, SP, 2018.

D’AMBRÓSIO, Beatriz e LOPES, Celi E. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.

DAVID, Maria Manuela; MOREIRA, Plínio Cavalcanti; TOMAZ, Vanessa Sena. Matemática Escolar, Matemática Acadêmica e Matemática do Cotidiano: uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae, v.15, n. 1, p.42-60, 2013.

DAVIS, Brent; RENERT, Moshe. The Math Teachers Know: profound understan- ding of emergent mathematics. NY: Routledge, 2014.

GIRALDO, Victor. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência e Cultura, on-line version, SBPC, v. 70, n. 1, São Paulo, 2018.

GRILO, Jaqueline de Souza Pereira; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 1, e98349, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623698349. Knowledge for Teaching-What Makes it Special? University of Michigan. Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, Sage Publications, 2008. http://online.sagepub.com

MOREIRA, Plínio Cavalcanti. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1137-1150, dez. 2012.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Comunicação pessoal, enviada ao grupo de pesquisa no formato de resposta a questões dos pesquisadores. 2022.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Formação matemática na licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos. Hipátia, v. 5, n. 2, p. 230-245, dez. 2020.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID. Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RIBEIRO, Miguel. Conhecimento Interpretativo para Ensinar Matemática e História da (Educação) Matemática: contributos para a Formação. Educação & Linguagem, v. 20, n. 1, p. 47-72, jan.-jun. 2017.

SANTANA, Cristina de Macêdo; ZAIDAN, Samira; STORMOWISK, Vandoir; CUNHA, Cleber Luiz da; SAKAI, Edinalva Cruz Teixeira; BRAGA, Roberta Modesto. Apresentação. In: ZAIDAN, Samira; FERREIRA, Ana Cristina; DE PAULA, Enio Freire; SANTANA, Flávia Cristina de Macedo; COURA, Flávia Cristina Figueiredo; PEREIRA, Patrícia Sândalo; STORMOWSKI, Vandoir (org.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. SBEM, Brasil, 2021. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/publicacoes/colecao-sbem.

ZAIDAN, Samira; FERREIRA, Ana Cristina; DE PAULA, Enio Freire; SANTANA, Flávia Cristina de Macedo; COURA, Flávia Cristina Figueiredo;

PEREIRA, Patrícia Sândalo; STORMOWSKI, Vandoir (org.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. SBEM, Brasil, 2021. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/publicacoes/colecao-sbem.

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

MATESCO CRISTOVÃO, E.; CRISTINA FERREIRA, A.; PEREIRA BARBOSA, C.; FIGUEIREDO COURA, F. C.; VILELA PAIVA, M. A.; ZAIDAN, S. Ensaio sobre a formação matemática do futuro professor de Matemática pautada nos conhecimentos matemáticos próprios da docência. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 39, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33121. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos