Os saberes docentes acerca da teoria de Renzulli e as implicações nas práticas pedagógicas com estudantes com altas habilidades/superdotação no Distrito Federal

Autores

  • Karla Vanessa Gomes dos Santos
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura
  • Joeanne Neves Fraz
  • Geraldo Eustáquio Moreira

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação; Joseph Renzulli; Saberes docentes.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os saberes docentes dos professores das salas de recursos de altas habilidades/superdotação do Distrito Federal, que atuam na área acadêmica do segundo ciclo, acerca da legislação sobre altas habilidades/superdotação e a Teoria de Joseph Renzulli. Metodologicamente, foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O instrumento utilizado para produção de dados foi um questionário realizado com sete docentes das salas de recursos de altas habilidades/superdotação. A análise foi feita pela decodificação e interpretação qualitativa das respostas. Os resultados indicam que estes professores conhecem, em grande parte, o arcabouço teórico proposto por Renzulli e isso pode ter implicações pedagógicas importantes em suas práticas docentes e garantia dos direitos dos estudantes com altas habilidades/superdotação ao enriquecimento curricular.

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

KARLA VANESSA GOMES DOS SANTOS; ELLEN MICHELLE BARBOSA DE MOURA; JOEANNE NEVES FRAZ; GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA. Os saberes docentes acerca da teoria de Renzulli e as implicações nas práticas pedagógicas com estudantes com altas habilidades/superdotação no Distrito Federal. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 39, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33124. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

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Artigos