Currículo escolar e literatura: entre a necessidade e a possibilidade de experiências literárias

Autores

  • Maria Amélia Dalvi Salgueiro
  • Rodrigo Gonçalves Dias Pitta
  • Sheila Cristina Trevisol Guimarães

Palavras-chave:

Leitura; Texto Literário; Ensino de Literatura; Currículo Escolar.

Resumo

A partir dos postulados de Antonio Candido, no campo literário, e de Dermeval Saviani, no campo pedagógico, propomos reflexão sobre a leitura literária na escola e sua relação com o currículo escolar. Partimos de uma breve apresentação sobre leitura, discutindo conceitualmente o que é ler; apresentamos o leitor como parte importante na produção de sentido(s) diante da necessidade humana de significar o mundo; ampliamos a reflexão sobre a relação entre aluno-leitor e texto literário; problematizamos a relação entre currículo escolar e literatura; por fim, apresentamos a necessidade de se refletir coletivamente sobre a natureza do texto literário e a sua inserção nuclear e efetiva no currículo escolar. Considerando o tempo precioso das aulas, defendemos que o texto literário a ser lido e analisado na escola deverá ser, sobretudo, aquele de valor artístico.

 

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO; RODRIGO GONÇALVES DIAS PITTA; SHEILA CRISTINA TREVISOL GUIMARÃES. Currículo escolar e literatura: entre a necessidade e a possibilidade de experiências literárias. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 39, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33125. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

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Artigos