Ler sobre si... Potencialidade da literatura infanto-juvenil para a construção das identidades étnico-raciais em crianças e jovens na Educação Básica

Autores

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia
  • Andrea Coelho Lastória
  • Sérgio Luiz de Souza

Palavras-chave:

Literatura Infanto-juvenil; Identidades Étnico-Raciais; Educação Básica; Educação antirracista.

Resumo

O artigo discute a potencialidade da literatura infanto-juvenil para a construção das identidades étnico-raciais em crianças e jovens, na Educação Básica. Parte da seguinte questão: de que maneira a literatura infanto-juvenil potencializa a construção das identidades étnico-raciais em crianças e jovens em idade escolar? Participaram treze professoras da Educação Básica, dos municípios de Salvador/BA e Simões Filho/BA, que responderam a um questionário com questões abertas. As respostas foram analisadas com base na análise de conteúdo (BARDIN), e à luz de pesquisadores como Gomes, Souza, Quijano, Gusmão, dentre outros. Os resultados apontam que o trabalho com a literatura infanto-juvenil, possibilita abordar sobre estéticas, história, diversidade e outros fatores. Neste cenário, a literatura é ressignificada como uma alternativa para a desconstrução de estereótipos em prol da Educação antirracista.

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA; ANDREA COELHO LASTÓRIA; SÉRGIO LUIZ DE SOUZA. Ler sobre si... Potencialidade da literatura infanto-juvenil para a construção das identidades étnico-raciais em crianças e jovens na Educação Básica. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 39, 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33127. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos