EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Luciana Cristina Porfírio
  • Rosemara Perpétua Lopes

Palavras-chave:

Educação; Digital; Projeto político-pedagógico; Trabalho docente.

Resumo

Este artigo informa os resultados de um estudo voltado a investigar as relações entre os projetos político-pedagógicos de escolas públicas goianas e o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) no período de distanciamento social da Covid-19. Amparadas nos conceitos de inovação regulatória e emancipatória, entre outros, realizamos uma pesquisa documental que abrangeu 19 documentos datados de 2020. Os resultados apontaram indícios de inovação emancipatória e também da inovação regulatória, com predomínio dessa última, evidenciada pelo caráter prescritivo e impositivo dos conteúdos e ações previstos. Os recursos tecnológicos mencionados nesses documentos foram WhatsApp, Facebook, Google Meet e e-mail. Embora datados de 2020, nem todos os projetos analisados mencionavam o REANP.  

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Biaconcini de. O computador portátil e a inovação educativa. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biaconcini de.; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da. (orgs.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 21-33.

AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 369-378, mai./ago., 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. reimpr. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2016.

BARRETO, Raquel Goulart. Novas tecnologias na educação presencial e a distância II. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 109-118.

BARRETO, Raquel Goulart; GUIMARÃES, Glaucia Campos; MAGALHÃES, Ligia Karam Corrêa de; LEHER, Elizabeth Menezes Teixeira. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 31-42, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L97NDvPZzmsZZh5kFfwntGq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jul. 2023.

BASTOS, Maria Inês. O desenvolvimento de competências em “TIC para a educação” na formação de docentes na América Latina. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012844.pdf. Acesso em: 08 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº. 16.993, de 10 de maio de 2010. Diário Oficial do Estado de Goiás, 14 mai. 2010. Dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular na sala de aula das escolas da rede pública estadual de ensino. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/10/docs/lei_no_16.993_de_10_de_maio_de_2010.pdf. Acesso em: 08 jul. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 41-44, 22 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 08 jul. 2023.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. TPACK – Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p.11-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34615.

COIMBRA, Fabio Rezende.; PACHECO, Cinthia Alencar; COSTA, Fernando Freitas; LOPES, Rosemara Perpetua. Tecnologias digitais e móveis utilizadas na educação básica de Goiás em aulas não presenciais. In: ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 4, 2021, Ceres. Anais [...]. Ceres, GO: Instituto Federal Goiano, 2021. p. 200-212. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/ELPED_-_VERSAO_FINAL_PUBLICACAO.pdf. Acesso em: 08 jul. 2023.

COLL, César.; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles. (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

DATAFOLHA. Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias. 2020. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/11/Pesquisa-Educacao-Nao-Presencial-na-Perspectiva-dos-Estudantes-e-suas-Familias-4-1.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023.

FISHER, Rosa Maria Bueno. “Mitologias” em torno da novidade tecnológica em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1037-1052, out./dez. 2012.DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400007.

FONTES, Martins. Homem- lua. Ática, São Paulo, 2000.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 495-510, set./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006.

GOIÁS. Diretrizes Operacionais da Rede Pública do Estado de Goiás 2020-2022. Goiânia: Secretaria de Educação do Estado de Goiás, 2020. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/acesso-a-informacao/2-institucional/5077-diretrizes-operacionais.html. Acesso em: 08 jul. 2023.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Diagramação-Pulso.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.

KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya; CAIN, William. What is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, New York, v. 193, n. 3, p. 13-19, 2013. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24636917. Acesso em: 08 jul. 2023.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2002.

LEVY, Pierre. Ciberespaço. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Rosemara Perpetua.; COIMBRA, Fabio Rezende. Trabalho pedagógico com TDIC na Educação Básica de Goiás durante a suspensão das aulas presenciais na pandemia de Covid-19. Revista Inter-Ação, v. 47, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72873.

LOPES, Rosemara Perpetua; FURKOTTER, Monica. Do projeto pedagógico à aula universitária: aprender a ensinar com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p.1 – 21, e220954, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698220954.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Aula virtual e presencial: são rivais? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2011. p. 187-223.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 2002.

PPP-09. Projeto político-pedagógico. Rio Verde: Secretaria de Educação do Estado de Goiás; Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte; Unidade de Educação 09, 2020.

PPP-12. Projeto político-pedagógico. Rio Verde: Secretaria de Educação do Estado de Goiás; Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte; Unidade de Educação 12, 2020.

PPP-16. Projeto político-pedagógico. Rio Verde: Secretaria de Educação do Estado de Goiás; Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte; Unidade de Educação 16, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

TEDESCO. J.C. Introdução. In: TEDESCO, J.C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incertezas. São Paulo: Cortez; Buenos Ayres: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación; Brasília: UNESCO, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola de ensino médio e suas articulações com as ações da secretaria de educação. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 1, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: [s. n.], 2010. p. 1-10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7179-4-4-rojetopoliticopedagogico-escola-ilma-passos/file. Acesso em: 08 jul. 2023.

VIEIRA, Edilaine de Azevedo.; COVIELLO, Álvaro M. Pino.; COELHO, Tatiane Rita; FRANCISCO, Rodrigo Eduardo Botelho. Contrastes da implementação da infraestrutura tecnológica em 2020 para aulas remotas das escolas públicas brasileiras no 2020. In: CONFERENCE ON INFORMATION RESOURCES MANAGEMENT, 2021. Anais […]. [S.l.: s.n.], 2021. p.1-13.

Downloads

Publicado

17-01-2022

Como Citar

LUCIANA CRISTINA PORFÍRIO; ROSEMARA PERPÉTUA LOPES. EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33924. Acesso em: 19 out. 2024.