ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS REVELADOS NOS MANUAIS DIDÁTICOS PERUANOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Poliana do Nascimento Figueira
  • Edvonete Souza de Alencar

Palavras-chave:

Educação Matemática; Conhecimento especializado; Formação de professores.

Resumo

Esta investigação tem como objetivo identificar os conhecimentos
docentes revelados nos manuais didáticos peruanos para ensinar matemática na
educação primária. Nossa questão investigativa é: Quais conhecimentos docentes
são evidenciados pelos manuais didáticos peruanos na educação primária para o
ensino de matemática? Utilizamos como metodologia a pesquisa documental e
para a realização desta investigação, analisaremos os manuais didáticos, com
cruzamento de documentos disponíveis no site do governo peruano. A concepção
teórica dos estudos utilizada para análise será o Conhecimento Especializado do
Professor de Matemática. De modo geral, os livros analisados apresentaram que
os conhecimentos pedagógicos são mais evidenciados que os conhecimentos
matemáticos.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. 4ª ed. São Paulo: IME-USP; 2002.

CARRILLO-YAÑEZ J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-Medrano, E.; ESCUDERO-Á. D; VASCO, D.; ROJAS N.; FLORES, P.; AGUILAR-GONZÁLEZ, Á.; RIBEIRO M.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, p. 1-18, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

RIBEIRO, M.; MAMORÉ, J.; ALENCAR, E S. Lente Teòrica: Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge – MTSK. In: ALENCAR, E. S. Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. Para: Editora Twee, 2019.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do Perú, Cuaderno de trabajo- Matemática- primer grado – Segunda edição 2021.

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Ed. comemorativa. São Paulo: Ática, 2018.

Downloads

Publicado

16-01-2022

Como Citar

POLIANA DO NASCIMENTO FIGUEIRA; EDVONETE SOUZA DE ALENCAR. ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS REVELADOS NOS MANUAIS DIDÁTICOS PERUANOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA . Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33933. Acesso em: 19 out. 2024.