“Portanto, os senhores exigindo dos escravos mais do que podem, cometem um homicídio” – Vida e morte de indivíduos cativos nos oitocentos através dos registros de óbito (Porto Alegre /RS)
Palavras-chave:
Saúde, morte, cura, escravidãoResumo
A intenção deste artigo é explorar a potencialidade dos registros de óbitos de cativos para o entendimento da sociedade escravista oitocentista. Percebemos nos últimos anos o crescimento das pesquisas que têm enfocado a temática da morte, da saúde e das doenças, mas ainda poucas destas pesquisas se voltam à população escravizada. Nosso objetivo é um estudo que estabeleça como variáveis as causas das mortes, cruzando-as com as faixas etárias, origem e gênero dos indivíduos falecidos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MOREIRA, P. R. S. “Portanto, os senhores exigindo dos escravos mais do que podem, cometem um homicídio” – Vida e morte de indivíduos cativos nos oitocentos através dos registros de óbito (Porto Alegre /RS). Espaço Plural, [S. l.], v. 11, n. 22, p. p. 78–89, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/4836. Acesso em: 22 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Saúde e Doença
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.