FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIO PARA AS LICENCIATURAS

Autores

  • Antônio J. Severino

Palavras-chave:

Formação docente, licenciatura, projeto educacional,

Resumo


O ensaio propõe uma reflexão, da perspectiva filosófico-educacional, sobre as exigências epistêmicas, técnicas, éticas e políticas da formação docente nas Licenciaturas. Partindo do registro da insuficiência do atual modelo de formação de professores nesses cursos, explicita as demandas de sua formação, à luz de uma concepção da educação como formação humana integral. Ressalta que essa formação só pode desenvolver-se no contexto de um projeto educacional, que articule o projeto civilizatório da sociedade com os projetos pessoais dos sujeitos envolvidos na educação, destacando o papel e a importância da escola nesse projeto.

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Publicado

23-06-2013

Como Citar

SEVERINO, A. J. FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIO PARA AS LICENCIATURAS. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 30–44, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8302. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas: Contribuições e Perspectivas