A contribuição dos consórcios públicos intermunicipais para o desenvolvimento regional transfronteiriço: atuação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira

Autores

  • Joanni Aparecida Henrichs
  • Christian Luiz da Silva
  • Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v20i1.12998

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Consórcios Públicos, Fronteira.

Resumo


As práticas institucionais que estimulam a integração e a cooperação entre entes federativos revelam importância no processo para alterar o cenário de descontinuidade política e estagnação do desenvolvimento em regiões de fronteira. Desse modo, o objetivo do trabalho é demonstrar a contribuição de um consórcio público intermunicipal para o processo de desenvolvimento transfronteiriço integrado a partir da experiência do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quanto aos seus objetivos é exploratória e descritiva, realizada pelas técnicas bibliográfica e documental. Como resultado, tem-se que os consórcios intermunicipais funcionam como estratégia para o desenvolvimento transfronteiriço integrado, pois se valem de mecanismos que oportunizam a implementação, gestão e execução compartilhada de políticas públicas para resolver problemas de vivência comum. Conclui-se, portanto, que as ações planejadas e executadas pelo CIF já trouxeram impactos benéficos não apenas para a comunidade local como para todo o contexto regional. 

Downloads

Publicado

26-04-2016

Como Citar

HENRICHS, J. A.; SILVA, C. L. da; MEZA, M. L. F. G. de. A contribuição dos consórcios públicos intermunicipais para o desenvolvimento regional transfronteiriço: atuação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira. Informe GEPEC, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 8–25, 2016. DOI: 10.48075/igepec.v20i1.12998. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/12998. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos