O comércio do petróleo: um estudo da estrutura de mercado do setor petrolífero brasileiro no período de 2005 a 2014

Autores

  • Manoela Silveira dos Santos
  • Wagner Dantas de Souza Junior

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v20i1.14284

Palavras-chave:

Comercialização, Mercado, Concentração Industrial, Setor Petrolífero.

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a dinâmica do mercado e o nível de concentração do setor de exploração e produção (E&P) do petróleo do Brasil nos anos de 2005 a 2014, para compreender o funcionamento, a estrutura de mercado e verificar as principais mudanças ocorridas no período. A dinâmica e o processo de concentração foram analisadas por meio de dados de fontes secundárias para compreender o funcionamento deste mercado. A verificação dos níveis de concentração teve como base os índices de concentração CR-2, CR-4, CR-8 e o Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI). A análise mostrou uma alta concentração do mercado em uma única empresa, podendo ser classificado em uma estrutura de monopólio. Quanto à dinâmica, nota-se uma forte abertura de mercado para novos entrantes no mercado de E&P a partir de 2007, um crescimento do volume total de produção 144% no período analisado, um alto consumo interno da produção desta fonte energética no país e uma baixa dependência externa de importação setor.

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Publicado

02-06-2016

Como Citar

SANTOS, M. S. dos; JUNIOR, W. D. de S. O comércio do petróleo: um estudo da estrutura de mercado do setor petrolífero brasileiro no período de 2005 a 2014. Informe GEPEC, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 98–115, 2016. DOI: 10.48075/igepec.v20i1.14284. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/14284. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos