DINÂMICA ECONÔMICA DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CERA DE CARNAÚBA NO PIAUÍ

Autores

  • José Natanael Fontenele de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Jaíra Maria Alcobaça Gomes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v21i1.16920
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sistema agroindustrial, Cera de Carnaúba, Análise locacional, Desenvolvimento regional.

Resumo

O artigo analisa a dinâmica econômica do Sistema Agroindustrial da cera de carnaúba no Piauí, por meio do comportamento locacional da produção de pó de carnaúba e do desempenho das exportações de cera de carnaúba entre 2004 e 2014. A metodologia embasou-se em dados secundários obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Verificou-se que a microrregião Campo Maior liderou a produção de pó de carnaúba no período analisado. Em 2004, cinco microrregiões eram especializadas na produção de pó, elevando-se para sete no ano de 2014.  No entanto, a participação do valor da produção no Valor Adicionado na Agropecuária do Estado foi decrescente. As exportações da cera apresentaram certo equilíbrio no período, tendo os EUA e o Japão como principais parceiros comerciais. A concentração das exportações para poucos países representa um risco para a economia estadual, posto que eleva sua vulnerabilidade a choques de demanda.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Natanael Fontenele de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Economista. Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). Professor do Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso.

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí

Professora do Departamento de Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2017

Como Citar

FONTENELE DE CARVALHO, J. N.; GOMES, J. M. A. DINÂMICA ECONÔMICA DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CERA DE CARNAÚBA NO PIAUÍ. Informe GEPEC, [S. l.], v. 21, n. 1, p. p. 48–65, 2017. DOI: 10.48075/igepec.v21i1.16920. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/16920. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos