MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO URBANO: O PERFIL DOS MIGRANTES NA REGIÃO DO VALE DO PARANHANA (RS – BRASIL)

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. https://orcid.org/0000-0003-1815-4457
  • Dilani Silveira Bassan Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i1.17945

Palavras-chave:

Mobilidade Espacial, Migração, Desenvolvimento Urbano, Vale do Paranhana.

Resumo


Analisa-se o perfil de um grupo de migrantes na região do Vale do Paranhana, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMP), estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1990 a 2014. A proposta central deste estudo é responder qual o perfil dos migrantes residentes na região do Vale do Paranhana no tempo presente. Pretende-se ainda, analisar a situação socioeconômica dos migrantes, residentes nos municípios da região do Vale do Paranhana e investigar a trajetória migratória dos migrantes para a região. Também busca-se identificar o perfil dessas migrações recentes na região, que se caracterizam como do tipo intrarregional, com raras exceções, contando com migrantes oriundos de outros estados ou, até mesmo, países.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

Daniel Luciano Gevehr é doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados, aprovada com grau máximo pela banca examinadora. É Professor Titular, nível II, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua, ainda, como Professor Adjunto no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero, em especial no âmbito da educação e dos processos de ensino-aprendizagem. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Processos de Produção dos Espaços Urbanos, Educação e formação de professores, Ensino de História, Memória, Gênero e Processos identitários.

Dilani Silveira Bassan, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e Doutora em Desenvolvimento Regional pela UNISC (2017). É professora da FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara) e da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul). Tem experiência na área de Economia, trabalhando nas disciplinas de Economia (microeconomia e macroeconomia); economia aplicada ao Turismo, Realidade Regional das Organizações, Agronegócios, Economia Agrícola, Economia de Empresas e Economia do Meio Ambiente. Trabalhou na construção do projeto de Mestrado em Desenvolvimento Regional na FACCAT e atualmente trabalha no projeto de Mestrado Profissional em Administração. Participa como avaliadora dos projetos de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa da FACCAT. É professora dos trabalhos de conclusão do curso de Administração. É professora do Mestrado em Desenvolvimento Regional na disciplina de Indicadores Econômicos e desigualdades Regionais. É coeditora da Revista Colóquio do Mestrado em Desenvolvimento Regional. Participa do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPEDER) na UNISC. Os principais temas de pesquisa são: desenvolvimento econômico e regional, crescimento econômico, indicadores econômicos e sociais, sustentabilidade ambiental e migrações.

Downloads

Publicado

22-11-2019

Como Citar

GEVEHR, D. L.; BASSAN, D. S. MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO URBANO: O PERFIL DOS MIGRANTES NA REGIÃO DO VALE DO PARANHANA (RS – BRASIL). Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 9–28, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i1.17945. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/17945. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos