ANÁLISE DAS FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PARA OS CONDOMÍNIOS DE ARMAZÉNS RURAIS

Autores

  • Amanda Cristina Gaban Filippi Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UNB)
  • Patricia Guarnieri Universidade de Brasília - UNB
  • José Márcio Carvalho Universidade de Brasília - UNB
  • Cleonice Borges de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • José Elenilson Cruz Universidade Federal de Goiás (UFG) e IFB

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.17947

Palavras-chave:

Agronegócio e Desenvolvimento rural, Administração Estratégica, Análise SWOT, Logística Agroindustrial, Condomínios de Armazéns Rurais.

Resumo


O cenário atual globalizado e com intensas mudanças necessita que as organizações se atualizem constantemente em busca de ferramentas para se manterem competitivas. O objetivo desse trabalho é identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a nova forma de organização rural que se denomina Condomínios de Armazéns Rurais através da técnica de análise SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva e qualitativa, Foram utilizados como procedimentos técnicos a revisão de literatura, o estudo de múltiplos casos e a análise SWOT. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com produtores rurais, proprietários de condomínios situados na Região Sul do Brasil, observação direta e também via análise documental. Os resultados permitiram identificar claramente e objetivamente as oportunidades e ameaças do ambiente externo, assim como as forças e fraquezas do ambiente interno para os Condomínios de Armazéns Rurais. Esse trabalho contribui ao demonstrar como a utilização de uma ferramenta de análise estratégica pode auxiliar os produtores rurais na tomada de decisão, com a literatura que é escassa para os Condomínios Rurais, e, sugere-se uma agenda de pesquisa para trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Gaban Filippi, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UNB)

Doutoranda em Agronegócios - PPAGRO / UFGMestre em Agronegócios - PROPAGA / UnBEngenheira Agrônoma - ESALQ / USP

Patricia Guarnieri, Universidade de Brasília - UNB

Professora Dra. UnB - Universidade de Brasília FACE - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AgronegóciosPrograma de Pós-Graduação em Administração

José Márcio Carvalho, Universidade de Brasília - UNB

Professor Dr. UnB - Universidade de Brasília FACE - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em Agronegócios

Cleonice Borges de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Dra. UFGPrograma de Pós-Graduação em Agronegócios - PPAGRO/UFG

José Elenilson Cruz, Universidade Federal de Goiás (UFG) e IFB

prof. PPAGRO/UFG e IFB

Downloads

Publicado

03-07-2018

Como Citar

GABAN FILIPPI, A. C.; GUARNIERI, P.; CARVALHO, J. M.; BORGES DE SOUZA, C.; CRUZ, J. E. ANÁLISE DAS FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PARA OS CONDOMÍNIOS DE ARMAZÉNS RURAIS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 43–62, 2018. DOI: 10.48075/igepec.v22i1.17947. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/17947. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos