GERAÇÃO DE ENERGIA E RENDA A PARTIR DO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DA SUINOCULTURA

Autores

  • Fabrício Oliveira Leitão UnB (Universidade de Brasília)
  • Warley Henrique da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.18024

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Suinocultura, Resíduos, Energia

Resumo


A produção de suínos no Brasil é vista como uma atividade potencialmente poluidora, principalmente em virtude do volume de dejetos gerados. Os modelos de produção sustentáveis conduzem mudanças nos sistemas tradicionais de produção, além de proporcionarem incrementos de lucro à atividade através da geração de biogás e posterior conversão em energia. O presente trabalho mensurou a capacidade de geração de energia elétrica através do biogás oriundo do tratamento de dejetos suínos. Os procedimentos metodológicos foram concebidos através de uma revisão sistemática de literatura e de pesquisas de campo. O trabalho demonstrou o grande potencial da geração de energia elétrica em caráter renovável, por meio da utilização do biogás. Em escala mais ampla, pode se tornar uma nova fonte de renda nas propriedades produtoras de suínos, sobretudo frente ao forte aumento do custo da energia elétrica no país, bem como garantir a autossuficiência energética da propriedade produtora de suínos.  

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira Leitão, UnB (Universidade de Brasília)

Possui graduação em Administração, especialização em Gestão Educacional, mestrado em Agronegócios, e doutorado em Transportes. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, trabalhando nas linhas de pesquisa voltadas para a área da Gestão da Produção e Operações e Logística. É membro dos grupos de pesquisa GECOMP/UnB (Grupo de Estudos sobre a Sustentabilidade e Competitividade do Agronegócio/UnB) onde lidera uma linha de pesquisa sobre Logística no Agronegócio; GEALOGS (Grupo de Estudos e Pesquisa Avançadas em Logística e Supply Chain Management) ; e GOMETA (Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão).

Warley Henrique da Silva, Universidade de Brasília

Engenheiro de Produção pela Faculdade CNEC Unaí (2015). Especialista em Engenharia de Suprimentos pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Agronegócios na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV da Universidade de Brasília - UnB (Previsão de término em 2017). Na oportunidade, desenvolve pesquisas na área de Logística de Suprimentos e Supply Chain Management no campo do agronegócio brasileiro. É pesquisador assistente do Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão, vinculado ao Departamento de Administração da UnB. Tem artigos publicados em periódicos especializados e congressos científicos trabalhando com a linha de pesquisa voltada para o Desenvolvimento Rural, Competitividade e Sustentabilidade no Agronegócio.

Downloads

Publicado

03-07-2018

Como Citar

LEITÃO, F. O.; DA SILVA, W. H. GERAÇÃO DE ENERGIA E RENDA A PARTIR DO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DA SUINOCULTURA. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 116–132, 2018. DOI: 10.48075/igepec.v22i1.18024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/18024. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos