POLÍTICAS PÚBLICAS DE MITIGAÇÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA ABC

Autores

  • Diego Ghedini Gheller Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
  • Marcio Gazolla Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).
  • Marcos Júnior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i1.19703
Agências de fomento
Não teve apoio de agências de fomento

Palavras-chave:

Gases de efeito estufa, Agricultura sustentável, Programa ABC, Desenvolvimento rural e agronegócio.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o Programa ABC em termos de concessão de crédito rural “verde”, visando à sustentabilidade do sistema produtivo e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agricultura. Mais especificamente, analisa-se em que tecnologias e regiões estão sendo investidos os recursos e se estes desembolsos estão adequados com as áreas prioritárias e as demandas ambientais regionais (Macrorregiões e Estados). Em termos metodológicos, o trabalho usa dados quantitativos do MCTIC, IMAFLORA, Programa ABC, Banco Central do Brasil (BCB) (mais especificamente do SICOR e do PROAGRO) e da FGV. Os resultados e conclusões evidenciam que o Programa ABC elegeu as tecnologias adequadas e recomendadas para a redução das emissões de GEE, sendo que a recuperação de áreas de pastagens degradadas é aquela em que são aplicados mais da metade dos recursos. Além disso, os dados de uso dos recursos quando espacializados por regiões e estados brasileiros mostram que estão bem alocados territorialmente em termos de combater os GEE nos locais em que suas taxas são mais elevadas, entretanto, a sua principal rubrica de uso dos recursos que é a recuperação de pastagens degradadas está parcialmente adequada em relação às regiões e estados em que esta tecnologia seria mais necessária à mitigação dos GEE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ghedini Gheller, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Zootecnista. Auditor Fiscal Federal Agropecuário no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Doutor em Desenvolvimento Rural e Professor da UTFPR. Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Marcos Júnior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Doutor em Tecnologia. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)

Downloads

Publicado

22-11-2019

Como Citar

GHELLER, D. G.; GAZOLLA, M.; MARINI, M. J. POLÍTICAS PÚBLICAS DE MITIGAÇÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA ABC. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 93–111, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i1.19703. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/19703. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos