AMBIENTES COMPETITIVOS DINÂMICOS E TOMADA DE DECISÕES ÁGEIS: COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL COOPERATIVISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.22572

Palavras-chave:

Empresa de cooperação agrícola, Equilíbrio estratégico, Ambiente estrutural.

Resumo


Este artigo tem por objetivo contribuir no levantamento das atuais competências cooperativista na busca pela sustentabilidade organizacional. Analisando os modelos de cooperativismo moderno e tradicional, sua função de gestão e tomada de decisão. Assim, foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Scopus e Web of Science, com intuito de identificar as práticas de gestão realizada na ambiência cooperativista. Os resultados mostraram que as cooperativas precisam avaliar as atuais estratégias de gestão que envolvem processos longos e burocráticos, na busca por alternativas mais ágeis de tomada de decisão a curto prazo. A profissionalização dos gestores também aparece como gargalo para a sustentabilidade institucional. De modo que, os avanços tecnológicos e a busca de parcerias podem contribuir para o desenvolvimento do planejamento o longo prazo, como forma de sanar a descontinuidade estratégica pela mudança de gestão e perda de competitividade pelo gerenciamento não profissionalizado.

Biografia do Autor

Bibiana Melo Ramboger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/RS, Brasil

Marcelo da Costa Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/RS, Brasil

Líris Kindlein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo - USP, Brasil

João Armando Dessimon Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba, UCO, Espanha.

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

RAMBOGER, B. M.; BORBA, M. da C.; KINDLEIN, L.; MACHADO, J. A. D. AMBIENTES COMPETITIVOS DINÂMICOS E TOMADA DE DECISÕES ÁGEIS: COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL COOPERATIVISTA. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 156–169, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.22572. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22572. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos