CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v24i1.22624

Palavras-chave:

Pecuária de corte, Diferenciação, Agronegócio.

Resumo


O objetivo foi analisar como a certificação e a marca influenciam as transações entre distribuidores e varejistas de carnes especiais nas cidades de Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. A pesquisa, qualitativa e descritiva, fundamentou-se na Economia dos Custos de Mensuração e abrangeu entrevistas semiestruturadas com 10 varejistas de carnes especiais em Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. Como resultados, observou-se que a raça é o principal aspecto de diferenciação do produto, originando dimensões de difícil mensuração, em sua maior parte mensuradas subjetivamente, tais como textura, marmoreio e sabor. Nem todos os atributos de qualidade são remunerados, implicando espaço para apropriação de valor. Conclui-se que a certificação e a reputação possibilitaram estruturas de governança menos complexas, reduzindo custos de mensuração, já as marcas não foram relevantes.

Biografia do Autor

Lechan Colares-Santos, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação (2007) em Administração e mestrado (2012) em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor mestre da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho, produção e logística.

Amanda Ferreira Guimarães, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, com estágio acadêmico internacional na École I'Ingénieurs de Purpan, Toulouse, França. Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá na linha de Marketing e Cadeias Produtivas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Doutorado Sanduíche realizado na École d'Ingénieurs de Purpan, Toulouse, França. Atua no projeto de extensão para desenvolvimento e valorização de produtores de cafés especiais no estado do Paraná, Brasil. Pesquisas na área de coordenação de cadeias produtivas de alto valor agregado, value chain, global value chain, com foco nas cadeias de carne bovina e cafés especiais.

Sandra Mara de Alencar Schiavi, Universidade Estadual de Maringá

Economista pela UNESP (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar (2007), com estagio de doutorado (sanduiche) no ENITIAA / Université de Nantes (França) e Pós Doutorado na Kansas State University - Department of Agricultural Economics (2016). Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e docente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPA / UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE/ UEM). Líder do Grupo de Estudos em Estruturas Coordenadas (GECOR), tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Organização Industrial e Nova Economia Institucional. Suas pesquisas envolvem parcerias internacionais para o estudo da coordenação e competitividade de sistemas agroalimentares, Sistemas Agroalimentares Diferenciados e Values-Based Supply Chains, estruturas de governança, relações verticais e horizontais em cadeias produtivas, agricultura familiar e pequena produção.

Iolanda Ivantes, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

José Paulo de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado em Administração, pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor associado no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em sistemas produtivos atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de operações; competitividade sistêmica; estratégias, estruturas de governança e competitividade em sistemas agroindustriais.

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Publicado

27-03-2020

Como Citar

COLARES-SANTOS, L.; GUIMARÃES, A. F.; SCHIAVI, S. M. de A.; IVANTES, I.; SOUZA, J. P. de. CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 9–26, 2020. DOI: 10.48075/igepec.v24i1.22624. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos