PRESSUPOSTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: COOPERAÇÃO TRANSFONTEIRIÇA, GOVERNANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

Autores

  • Claudio Machado Maia
  • Rosana Maria Badalotti

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i0.22745

Palavras-chave:

Cooperação transfronteiriça. Governança. Participação social. Desenvolvimento Regional.

Resumo


Esta reflexão teórico-metodológica propõe  uma perspectiva de análise a partir de uma aproximação conceitual de categorias utilizadas como pressupostos para compreender as dimensões do desenvolvimento regional, incluindo uma trajetória que privilegia a cooperação transfonteiriça, a governança e a participação social nos processos de construção regional. A apropriação de conhecimento resultante da combinação de reflexão teórica e pesquisa empírica já realizadas sobre desenvolvimento territorial, integração regional, governança e práticas participativas, sugere analisar a (gênese e) premissas básicas para se interpretar e operacionalizar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa oooque considere a cooperação entre atores locais, geograficamente situados ao longo de território comum.  A abordagem sugerida nos permite concluir que em iniciativas de cooperação territorial nas fronteiras ou em processos de desenvolvimento regional, dentre as condições necessárias estão prioridades consensuais a partir das respectivas estratégias de desenvolvimento territorial e a elaboração de uma agenda compartilhada num processo participativo.

Biografia do Autor

Claudio Machado Maia

Curso de Ciência Econômicas e Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

MAIA, C. M.; BADALOTTI, R. M. PRESSUPOSTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: COOPERAÇÃO TRANSFONTEIRIÇA, GOVERNANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, p. 55–70, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i0.22745. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22745. Acesso em: 26 jun. 2022.