POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO PARANÁ: UM ESTUDO SOBRE APL CAL E CALCARIO DA RMC

Autores

  • Christian Luiz da Silva
  • Moises Francisco Farah Jr
  • Maria Lucia Figueiredo de Gomes Meza
  • Sérgio Tadeu Gonçalves Muniz
  • Antonio Gonçalves Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v13i2.2681
Agências de fomento
Este artigo é um dos resultados do projeto "Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento" que recebeu apoio financeirodo CNPq pelo Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal

Palavras-chave:

arranjos produtivos locais, desenvolvimento econômico e social, políticas públicas, cal e calcário, Paraná

Resumo

O Governo do Paraná adotou políticas de fortalecimento de arranjos produtivos locais com objetivo de descentralizar a renda paranaense após 2003. O objetivo deste artigo é identificar as ações de políticas públicas do Estado para fortalecimento dos APLs e seus respectivos impactos no arranjo produtivo local de cal e calcário da região metropolitana de Curitiba e entorno, entre 2004 a 2008. O método de pesquisa é a análise de conteúdo sobre documentos relativos aos APLs do Paraná e quantitativa dos indicadores de emprego na região beneficiada. Os resultados indicam o aprimoramento da governança a partir das políticas adotadas neste APL, impactando marginalmente no desenvolvimento regional. Contudo, a dinâmica dos próprios mercados nacionais e internacionais foi limitante para um melhor resultado alcançado com tais políticas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-01-2010

Como Citar

SILVA, C. L. da; FARAH JR, M. F.; MEZA, M. L. F. de G.; MUNIZ, S. T. G.; OLIVEIRA, A. G. POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO PARANÁ: UM ESTUDO SOBRE APL CAL E CALCARIO DA RMC. Informe GEPEC, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 104–120, 2010. DOI: 10.48075/igepec.v13i2.2681. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2681. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos