Utilização do processo de desenvolvimento de produto na criação de um modelo para Gestão da Inovação na Produção Agropecuária - GIPA

Autores

  • Luís Fernando Soares Zuin

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v8i2.310

Resumo


O produtor rural está imerso em um ambiente socioeconômico e institucional em constantes mudanças, impondo às cadeias produtivas constantes transformações. Caso queiram sobreviver nesse novo ambiente, as propriedades rurais devem assumir características empresariais e, em alguns casos, deverão desenvolver novos produtos, os chamados bens especiais (por exemplo, os produtos orgânicos e minimamente processados), e disponibilizá-los diretamente ao consumidor final, por meio do varejo, agregando valor ao seu produto. Para que possa desenvolver esse tipo de produto se faz necessário o emprego de técnicas de gestão da inovação, e de processo de desenvolvimento de produto (PDP). O objetivo desse artigo é o de expor uma proposta de modelo de gestão da inovação na produção agropecuária (GIPA), onde será empregado o modelo de PDP como um método que auxilia e sustenta a inovação e produção de novos produtos. Buscou-se esse tipo de estrutura por se acreditar que o PDP em uma empresa se encontra dentro do conjunto gestão da inovação.

Downloads

Publicado

24-04-2007

Como Citar

ZUIN, L. F. S. Utilização do processo de desenvolvimento de produto na criação de um modelo para Gestão da Inovação na Produção Agropecuária - GIPA. Informe GEPEC, [S. l.], v. 8, n. 2, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v8i2.310. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/310. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos