Desenvolvimento de modelo matemático de otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas pelo corredor centro-oeste

Autores

  • José Eduardo Holler Branco
  • José Vicente Caixeta Filho
  • Carlos Eduardo Osório Xavier
  • Ricardo Luis Lopes
  • Augusto Hauber Gameiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v14i1.3735
Agências de fomento
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Palavras-chave:

logística, otimização, multimodalidade, infraestrutura, cargas agrícolas

Resumo

Este artigo apresenta um modelo matemático de otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas pelo corredor Centro-Oeste. Tal ferramenta foi desenvolvida no contexto de três amplos projetos de pesquisa financiados pela FINEP e executados por um grupo de universidades. O modelo, conhecido genericamente como Modelo de fluxo de Custo Mínimo Multiproduto, considera a otimização de fluxos em rede, para os produtos açúcar, álcool, milho, soja, óleo de soja, farelo de soja e trigo. O modelo proposto para estimativa dos fluxos inter-regionais mostrou-se uma ferramenta factível para fins de avaliação do potencial de utilização da multimodalidade. A análise destes resultados gera importantes subsídios para a seleção dos locais com potencial para instalação de mecanismos e equipamentos de transferência de cargas, além de auxiliar no dimensionamento dessas infraestruturas. Também é um resultado importante do ferramental desenvolvido a identificação das zonas de cargas que apresentam potencial captável pelas ferrovias, hidrovias e dutovias, ou seja, possibilita a identificação das regiões que revelam potencial para uso da multimodalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-06-2010

Como Citar

BRANCO, J. E. H.; CAIXETA FILHO, J. V.; XAVIER, C. E. O.; LOPES, R. L.; GAMEIRO, A. H. Desenvolvimento de modelo matemático de otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas pelo corredor centro-oeste. Informe GEPEC, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 84–100, 2010. DOI: 10.48075/igepec.v14i1.3735. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/3735. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos