AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20823Palavras-chave:
Avaliação. Docentes. Práxis.Resumo
A pesquisa ora apresentada buscou aprofundar a reflexão sobre
a avaliação da aprendizagem na educação básica, sobretudo,
realizar uma análise quanto à práxis avaliativa docente na
atualidade das escolas públicas do Brasil. Para esta reflexão,
considerou-se importante conhecer a historicidade implicada
e a legislação referente, buscando identificar os paradigmas
culturais envolvidos. Também se objetivou identificar como os
docentes, diante das diversas correntes teóricas externas que
influenciaram o Brasil, têm desenvolvido sua práxis avaliativa em
sala de aula, bem como até que ponto a cultura segregadora da
avaliação tem influenciado e dificultado o professor no sentido
de promover uma proposta avaliativa dinamizadora e coerente
com as necessidades atuais dos estudantes. A partir de alguns
aportes teóricos e legais, elencaram-se algumas alternativas
de ampliação e qualificação da prática avaliativa, coerentes e
possíveis para os estudantes do século XXI. Do ponto de vista
metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como teórica de
natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Trata-se de um
estudo teórico sob a perspectiva histórico-crítica. Portanto, uma
pesquisa documental, centrada na produção científica publicada
em livros, em trabalhos apresentados em anais de eventos
e revistas da área educacional, além de dissertações e teses.
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