CULTURA E HIBRIDISMO - ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA IDENTIDADE CULTURAL CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.24988
Agências de fomento
Universidade Federal do Acre - UFAC e Universidade Federal da Integração Latino-Amricana - UNILA

Palavras-chave:

Hibridismo cultural, Psicologia social, Pós-modernidade.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo identificar os fundamentos e analisar os conceitos de cultura híbrida e hibridismo, principalmente a história social e cultural das sociedades contemporâneas. Uma análise utilizada como fontes de publicações acadêmicas na globalização cultural, mundialização, antropologia, psicologia social e hibridismo. A escolha das fontes utilizadas, portanto, justifica por serem esses fatores importantes de análise da questão cultural, constituídos por essa série de estudos em meio privilegiado para análises de informações fundamentais sobre como concepções de hibridismo e toda a organização histórica e cultural. das sociedades pós-modernas. Uma perspectiva de análise da pesquisa que parte da ideia de identidades encontradas num intrínseco tecido estrutural paradoxo quando se mostra
como percepções de hibridismo e difusão de fronteiras entre as diferentes sociedades. O desafio baseia-se na análise da complexidade da psicologia social envolvida nas concepções de cultura e pós-modernidade.

Biografia do Autor

Paulo Victor Poncio de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Paulo Victor Poncio de Oliveira é Mestre em Educação (2018), Especialista em Psicologia Social (2019) e Tecnólogo em Gestão Pública (2016). É pesquisador dos conceitos linguísticos que se relacionam à transvaloração das concepções morais a partir da obra de Friedrich Nietzsche. Em suas pesquisas ressalta os processos de modificação da linguagem enquanto instrumento histórico e social das sociedades contemporâneas na formação de uma nova grande política da linguagem. Exerceu o cargo de técnico educacional no Sistema Público de Educação do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), de 2012 a 2019 foi servidor da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde ocupou a função de Representante Institucional do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e atualmente faz parte do quadro de técnicos em educação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Política e Cidadania".

Downloads

Publicado

07-12-2020

Como Citar

PONCIO DE OLIVEIRA, P. V. CULTURA E HIBRIDISMO - ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA IDENTIDADE CULTURAL CONTEMPORÂNEA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 220–235, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.24988. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24988. Acesso em: 3 maio. 2024.