EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO: DIÁLOGOS COM IDOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26624

Palavras-chave:

Educação Permanente, Círculo de Cultura, Idosos.

Resumo


O objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil dos idosos participantes da oficina -Diálogos com quem gosta de ler e escrever- e analisar suas produções escritas para averiguar os significados e sentimentos atribuídos à prática educativa, inspirada no Círculo de Cultura Freireano. Tratou-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa com 66 idosos, escolarizados, saudáveis, que frequentaram a Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Os dados quantitativos foram descritos por meio da estatística inferencial e os qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados revelaram que a oficina trouxe mudanças positivas, possibilitando novos sentidos e sentimentos de bem-estar nos idosos.

 

Biografia do Autor

Daniel De Aguiar Pereira, Faculdade IBRATE

Doutor em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela UNINOVE.

Mônica De Ávila Todaro, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação. Mestre em Gerontologia. Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UFSJ.

Meire Cachioni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Professora Associada | Escola de Artes, Ciências e Humanidades | Universidade de São PauloDocente do Bacharelado e da Pós-Graduação em Gerontologia | EACH USP

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

PEREIRA, D. D. A.; TODARO, M. D. Ávila; CACHIONI, M. EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO: DIÁLOGOS COM IDOSOS. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 46–64, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.26624. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624. Acesso em: 9 dez. 2021.