PROCURANDO PAULO FREIRE NO CHILE, ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DE SUAS IDEIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Marcela Gajardo Universidade Católica do Chile

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26701
Agências de fomento

Palavras-chave:

, políticas de alfabetização e educação de adultos no Chile, método Paulo Freire de alfabetização de adultos, conscientização, teoria e prática.

Resumo

Este artigo está baseado no livro de PAULO FREIRE, Crônica sobre seus anos no Chile, cuja versão eletrônica e resumida está disponível em (www.academia.edu). Além da análise em que se baseia este texto, a versão eletrônica contém sete textos inéditos preparados por Freire, relacionados com suas atividades como consultor do Instituto de Pesquisa, Treinamento e Reforma Agrária (ICIRA). Os documentos originais, em versões digitalizadas, estão disponíveis no Fundo José Miguel Arguedas da Biblioteca Nacional do Chile (DIBAM).

Biografia do Autor

Marcela Gajardo, Universidade Católica do Chile

Socióloga da educação. Graduada em Educação pela Universidade Católica do Chile e com “Master of Arts” em Sociologia pela Universidade de Essex, na Inglaterra, trabalhou com Paulo Freire no ICIRA entre 1966 e 1969, quando editou o livro Sobre la Acción Cultural a pedido de seu autor. Pesquisadora visitante da Universidade de Harvard (2015-2016) associada à FLACSO no Chile. Cofundadora e ex-diretora do PREAL (1995-2014), foi assessora e consultora de órgãos internacionais, entre eles: UNESCO, OEA e IDRC. Participou e presidiu o Conselho Assessor do Global Monitoring Report (GMR) com sede na UNESCO, em Paris (2002-2010). Autora de livros e artigos sobre educação e desenvolvimento, atuou como professora convidada em universidades chilenas e estrangeiras, apresentou palestras em seminários internacionais realizados na América Latina, Europa e em alguns países da Ásia, entre eles China e Japão. Formada em Letras e que tenho mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Unioeste.

Downloads

Publicado

01-01-2021

Como Citar

GAJARDO, M. PROCURANDO PAULO FREIRE NO CHILE, ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DE SUAS IDEIAS PEDAGÓGICAS. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26701. Acesso em: 28 mar. 2024.