O Aprofundamento dos conceitos dos alunos de escrita criativa sobre as fanfictions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29070

Palavras-chave:

Fanfictions, Ciberliteratura, Escrita Criativa

Resumo

O gênero fanfiction vem se consolidando como um dos textos ciberliterários mais comuns produzidos na internet. No entanto, as várias definições de fanfictions que parecem não estar relacionadas ao ciberespaço. Assim, este artigo abordou os conceitos mais recorrentes sobre fanfictions e o processo de construção de sentido a partir da teoria sociocultural vygotskiana. Portanto, o primeiro objetivo foi o de identificar os conceitos preliminares dos alunos sobre fanfictions. Os dados qualitativos foram coletados em um curso de escrita criativa fanfictional (ECF). Este curso foi organizado e ministrado com base na teoria sociocultural vygotskyana. O segundo objetivo foi, então, o de analisar se o curso ECF ajudou os alunos a aprofundar seus conceitos sobre fanwriting, ou seja, o processo de escrever fanfictions. Como resultado, os alunos do ECF apresentaram sinais de sincretização, complexificação e conceituação sobre o processo de fanwriting.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Araujo Placido, Professor Adjunto de Literaturas em língua inglesa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Professor Adjunto de Literaturas em língua inglesa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

PLACIDO, C. E. de A. O Aprofundamento dos conceitos dos alunos de escrita criativa sobre as fanfictions. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 25–43, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29070. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29070. Acesso em: 19 abr. 2024.