Perspectivismo em "antes o mundo não existia"

Autores

  • Jéssika Vasconcelos Moraes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marinete Luzia Francisca de Souza Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0001-8801-9694
  • Bruna Silveira Roncato

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29101

Palavras-chave:

Perspectivismo, Transição, Xamanismo

Resumo

Este trabalho pretende discutir na obra “Antes o Mundo Não Existia'' (2019) a teoria do Perspectivismo de Viveiros de Castro. A narrativa apresenta a mitologia Desana, desde os primórdios do Universo a aspectos importantes para a cultura. Buscou-se compreender a relação entre as transmutações sofridas pelas personagens, partindo da ideia de Perspectivismo como um fenômeno que defende a visão do corpo como um envoltório, passível de modificação. Para tanto, a pesquisa aborda aspectos estruturais e temáticos da obra. Foram selecionados quatro contos, sendo eles: “A história de Gãipayã e a origem da pupunha”, “História da origem da mandioca”, “Três histórias sobre Buhtari Gõãmũ, o espírito preguiçoso” e “As andanças pelo mundo de Umukomahsü Boreka”. Verificou-se que as mudanças que as personagens sofrem ao longo das histórias ocorrem por objetivos distintos. No entanto, os fatos analisados relacionam-se à teoria perspectivista uma vez que, embora a transformação ocorra de formas diversas, esta teoria compreende a transição entre as espécies, o xamanismo intrínseco às personagens e os conhecimentos de que cada uma se vale para modificar sua forma exterior, ocupando um corpo animal.

Biografia do Autor

Jéssika Vasconcelos Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Foi estagiária na Biblioteca Maria Celeste Saad Guirra, do Campus Universitário do Araguaia. Vencedora do Prêmio de Iniciação Científica Severino Meirelles da UFMT 2021.

Marinete Luzia Francisca de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta II na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Médio Araguaia e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Campus de Cuiabá. Licenciatura em Letras - Português e Literaturas; Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (investigação e ensino), pela Universidade de Coimbra. Publicou, em co-autoria, com Célia Maria Domingues da Rocha Reis, a obra Pedro Casaldáliga e poética de emancipação, pela EDUFMT, em 2014.

Bruna Silveira Roncato

Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutora em Direito (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ); Mestre em Direito - área de concentração Direito e Relações Internacionais - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Direito Internacional Público, Ciência Política e Direito dos Povos indígenas.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

VASCONCELOS MORAES, J.; LUZIA FRANCISCA DE SOUZA, M.; SILVEIRA RONCATO, B. Perspectivismo em "antes o mundo não existia". Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 142–156, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29101. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29101. Acesso em: 25 abr. 2024.