Homens e políticas públicas: entre o público e o privado

visibilidades e invisibilizações

Autores

  • Andressa Cezimbra Reichow Universidade Católica de Pelotas
  • Maria Clara Soares Salengue Universidade Católica de Pelotas
  • Myriam Siqueira da Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Vivian Lautenschlager da Silva Martinez

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.31040

Palavras-chave:

homens, políticas públicas, análise textual discursiva, psicologia

Resumo

O tema das políticas públicas para homens, no Brasil, começa a receber atenção entre as décadas de 60 e 70 do século XX, diante da necessidade de lidar com o fato de que, ao mesmo tempo em que homens detinham maior poder que as mulheres, eles possuíam desvantagens em relação a elas no que se refere às taxas de morbimortalidade. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão baseada no método de Scoping Review, sobre políticas públicas direcionadas aos homens no período de 2010-2020. Para tal, partiu-se da seguinte questão: como a produção científica acadêmica relaciona “homens” com as políticas públicas a eles destinadas? Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para o processo de compreensão do material coletado. Esse é um processo auto-organizado em que novos entendimentos emergem de uma sequência de três componentes: desconstrução dos textos do corpus - unitarização; estabelecimento de relações entre os elementos unitários – categorização; apreensão do emergente em que a nova compreensão é comunicada e validada. Nesse processo, emergiram dos resultados duas categorias: O Público e o Privado nas Políticas Públicas e Homens e Políticas Públicas: Visibilidades e Invisibilizações. Os achados deste estudo expõem a complexidade da questão. Os discursos, que se inserem no plano simbólico, instituídos por meio de diferentes rituais que naturalizam a estrutura de poder e dominação, ditam e delimitam espaços de circulação e atuação para mulheres e, também, para homens. Esses homens, presos aos papeis de gênero, pouco questionam sobre as construções sociais em torno de sua masculinidade, exercendo-a com plena visibilidade.

Biografia do Autor

Andressa Cezimbra Reichow, Universidade Católica de Pelotas

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas.

Maria Clara Soares Salengue, Universidade Católica de Pelotas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas UCPEL (1982). Especialista em Psicologia Educacional e Psicopedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2002), doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008).

Myriam Siqueira da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Formada em Filosofia e Direito, mestre e doutora em Engenharia de Produção. Docente do IFSUL/CaVG.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

CEZIMBRA REICHOW, A. .; SOARES SALENGUE, M. C.; SIQUEIRA DA CUNHA, M. .; LAUTENSCHLAGER DA SILVA MARTINEZ, V. Homens e políticas públicas: entre o público e o privado : visibilidades e invisibilizações. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 411–431, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.31040. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31040. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos