Literatura e ensino de línguas
oo papel da arte literária em práticas de leitura na escola
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31559Palavras-chave:
Literatura, língua(gem) e sociedade, Leitura literária, Ensino-aprendizagem de línguas, Educação escolarResumo
Neste estudo, proponho a relação entre leitura e literatura, porém, distanciando-me um pouco das implicações que as interfaces do trabalho docente têm sobre o ensino de leitura literária para poder enfocar no papel da arte literária em práticas de leitura na escola, ou seja, analisar a importância dessa arte na formação de alunos-leitores a partir de um arcabouço epistemológico baseado no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica (BRITTO, 2012; DUARTE, 2013, 2016; KOSIK, 1976; SAVIANI, 1984; entre outros). Assim, neste trabalho, conceituo o termo leitura e possíveis reverberações para este estudo, bem como analiso o papel da leitura literária na escola, entre os conteúdos escolares e para o indivíduo, considerando uma formação humanizadora e que assegure a (sobre)vivência do ser humano em diversos aspectos.
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