Literatura e ensino de línguas

oo papel da arte literária em práticas de leitura na escola

Autores

  • Pedro Paulo Nunes da Silva Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31559

Palavras-chave:

Literatura, língua(gem) e sociedade, Leitura literária, Ensino-aprendizagem de línguas, Educação escolar

Resumo

Neste estudo, proponho a relação entre leitura e literatura, porém, distanciando-me um pouco das implicações que as interfaces do trabalho docente têm sobre o ensino de leitura literária para poder enfocar no papel da arte literária em práticas de leitura na escola, ou seja, analisar a importância dessa arte na formação de alunos-leitores a partir de um arcabouço epistemológico baseado no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica (BRITTO, 2012; DUARTE, 2013, 2016; KOSIK, 1976; SAVIANI, 1984; entre outros). Assim, neste trabalho, conceituo o termo leitura e possíveis reverberações para este estudo, bem como analiso o papel da leitura literária na escola, entre os conteúdos escolares e para o indivíduo, considerando uma formação humanizadora e que assegure a (sobre)vivência do ser humano em diversos aspectos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Linguística (Aplicada) pelo PPGLin/UFSC. Mestre em Letras (Tradução e Cultura) pelo PPGL/UFPB (2020). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela UCAM (2019) e em Língua Espanhola e suas Literaturas pela UFPB (2022). Licenciado em Letras-Inglês pela UFPB (2022). Bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela UFPB (2017), com período sanduíche na Universität Vechta (2016-2017), Alemanha. É professor efetivo, no Departamento de Letras e Artes da UEPB, na área de Letras-Inglês. As suas áreas de interesse e/ou de atuação são ensino-aprendizagem de línguas (estrangeiras), línguas para fins específicos, política e planejamento linguísticos, linguística de corpus, estilística e estudos tradutológicos (descritivos e aplicados). 

Downloads

Publicado

17-01-2024

Como Citar

NUNES DA SILVA, P. P. Literatura e ensino de línguas: oo papel da arte literária em práticas de leitura na escola. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 220–235, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31559. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31559. Acesso em: 4 out. 2024.