Visões ideológicas em torno do trabalho na comunidade alemã de Cândido Godói (RS): análise do livro “Meus dois corpos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31845

Palavras-chave:

Ideologia, Trabalho, Sociedade, Alemães, Meus dois corpos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender  as visões ideológicas construídas discursivamente sobre a sociedade alemã no que diz respeito ao trabalho desenvolvido por esse grupo na cidade gaúcha de Cândido Godói e arredores. Para tanto, tomamos como objeto de estudo o  livro  “Meus dois corpos” (2007), de Anencir Flores da Silva e Jacinto Anatólio Zabolotsky, que trata da presença de alemães na região, dentre eles da suposta passagem do médico nazista Josef Menguele. Ainda que possua uma série de elementos relevantes para a análise discursiva, este estudo aborda como a noção de trabalho é tecida nesse livro e, desse modo, revela ideologias que sustentam modos de relações sociais na região.  Com base no pensamento do Círculo de Bakhtin, a análise desenvolvida tem, na palavra enquanto signo ideológico, uma unidade de análise central. Com esta pesquisa, observamos o predomínio de ideologias dominantes que buscam afirmar uma sociedade tida como “ideal”, tendo na homogeneidade um pilar para manutenção de certos valores sociais. Desse lugar, o trabalho desenvolvido pelos alemães e seus descendentes parece ser concebido como  algo digno e sagrado que valida, por si, a presença desse grupo na região, independentemente de se alinharem ou não ao nazismo. Desde que sejam “trabalhadores”, esse grupo pode pertencer  ao município e região.

Biografia do Autor

Maísa Garcia Follmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Letras (Português e Espanhol), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo

Ana Beatriz Ferreira Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS- Campus Cerro Largo.

Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Linguística, no curso de Licenciatura em Letras (Português e Espanhol), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo

Downloads

Publicado

17-01-2024

Como Citar

GARCIA FOLLMANN, M.; FERREIRA DIAS, A. B. Visões ideológicas em torno do trabalho na comunidade alemã de Cândido Godói (RS): análise do livro “Meus dois corpos”. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 105–124, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31845. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31845. Acesso em: 27 abr. 2024.