APRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Everton Viesba Universidade Cidade de São Paulo
  • Marilena Rosalen UNIFESP
  • Telma Gracias

Palabras clave:

Formação de professores, Paradigmas educacionais, Inovação pedagógica

Resumen

A formação de professores enfrenta desafios crescentes diante das mudanças nos paradigmas educacionais, que exigem abordagens interdisciplinares e inovadoras. Este ensaio analisa a intersecção entre a formação docente e os novos paradigmas educacionais, enfatizando a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às demandas contemporâneas. Discute-se como o papel dos professores evoluiu, destacando a necessidade de habilidades reflexivas e colaborativas que transcendem as fronteiras disciplinares. A partir de uma revisão teórica, o texto aponta direções para uma formação docente mais integrada e responsiva aos desafios educacionais do século XXI.

Biografía del autor/a

Everton Viesba, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Ciências, professor, Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, Coordenador do ObES-UNIFESP. Santo André – São Paulo.

Marilena Rosalen, UNIFESP

Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, Piracicaba – São Paulo.

Telma Gracias

Doutora em Educação Matemática, é professora de Matemática de Ensino Médio nos Estados Unidos da América – EUA.

Publicado

27-02-2025

Cómo citar

VIESBA, E.; ROSALEN, M.; GRACIAS, T. APRESENTAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 5–8, 2025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34790. Acesso em: 6 may. 2025.