EDUCAÇÃO: DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR AO TRANSDISCIPLINAR E A QUESTÃO DE VALORES

Autores

  • UBIRATAN D’AMBROSIO

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v10i1.4145

Resumo

Jamais o planeta e a humanidade se sentiram, como um todo, tão ameaçados. Cinicamente propõe-se, em nome de um necessário equilíbrio econômico, um pacto social mediante o qual se possibilitará a transformação de uma miserabilidade chocante e intolerável em uma miserabilidade aceitável de 80% da população mundial em convivência com a opulência e a ganância de apenas 1% dessa população. Esse pacto social tem se incorporado a inúmeros discursos sobre reformas visando o desenvolvimento e a estabilidade política e econômica. As críticas não podem ser interpretadas como sugestão de um basta às reformas sociais e econômicas que conduzem ao progresso. As reformas são necessárias. Mas só podem ser admitidas se amparadas por princípios éticos inequívocos, refletindo o despertar de uma nova consciência. O sistema educacional é o melhor caminho para se atingir um comportamento ético da sociedade. Mas isto exige uma ampla reconceituação dos sistemas de conhecimento e da educação, focalizando valores e ética. Essa é a essência da minha proposta.

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Publicado

29-09-2010

Como Citar

D’AMBROSIO, U. EDUCAÇÃO: DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR AO TRANSDISCIPLINAR E A QUESTÃO DE VALORES. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. p.79–92, 2010. DOI: 10.48075/ri.v10i1.4145. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4145. Acesso em: 18 abr. 2024.