TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO BRASIL

Autores

  • Dermeval Saviani

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v10i2.4465

Palavras-chave:

Teoria da educação, pedagogia, educação brasileira, história da educação brasileira.

Resumo


Do ponto de vista da relação da educação com a sociedade
as teorias pedagógicas dividem-se em dois grandes grupos: aquelas que procuram orientar a educação no sentido da conservação da sociedade em que se insere, mantendo a ordem existente; e aquelas que buscam orientar a educação tendo em vista a transformação da sociedade, posicionando-se contra a ordem existente. As primeiras são chamadas “pedagógias hegemonicas” porque, correspondendo aos interesses dominantes, tendem a hegemonizar o campo educativo. As  segundas denominam-se “pedagogias contra - hegemônicas” porque, correspondem aos interesses dominados, buscam transformar a ordem vigente. Partindo
dessa premissa este texto analisa as teorias pedagógicas contrahegemônicas na história da educação brasileira abordando suas principais manifestações ao longo dos ultimos 120 anos.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SAVIANI, D. TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO BRASIL. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 11–28, 2000. DOI: 10.48075/ri.v10i2.4465. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4465. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos