ROQUETE-PINTO E O DISCURSO SOBRE MÍDIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Iara de Oliveira Gomes
  • Márcia Gomes Euletério da Luz
  • Teresa Kazuko Teruya

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v11i2.4949

Palavras-chave:

Mídia na educação, formação de professores, cultura.

Resumo


Este artigo aborda as contribuições de Roquette Pinto na difusão
da rádio educativa, marcando a primeira iniciativa brasileira de mídia na educação. O discurso sobre mídia na educação foi uma das aspirações registradas no documento do Manifesto de 1932 como uma proposta para renovar a educação nacional. Nos ideais dos Pioneiros da Educação Nova, os recursos tecnológicos, como o cinema e o rádio na transmissão da informação e do conhecimento, seriam eficazes para o processo de democratização da cultura no Brasil. Atualmente, a utilização das mídias na educação e na formação de professores é um discurso presente no espaço escolar, que requer uma reflexão consistente sobre a atuação dos meios de comunicação na atividade docente.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

GOMES, I. de O.; DA LUZ, M. G. E.; TERUYA, T. K. ROQUETE-PINTO E O DISCURSO SOBRE MÍDIA NA EDUCAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 29–41, 2000. DOI: 10.48075/ri.v11i2.4949. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4949. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos